PortugalSintra | Almada | Cascais | Odivelas | Santarém    Brasil: Rio de Janeiro    EspanhaMálaga   Share
Artigos Publicados
Eu quero o Avivamento em Portugal
Pr. Luciano Portilho

Observamos na carta escrita à Igreja de Éfeso o que diz o Senhor : "Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência... Trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste... Tenho porém contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te de onde caíste e arrepende-te." (Apocalipse 2.2-5). 

A Igreja de Éfeso teve um início glorioso em sua experiência com Deus e ao lermos a epístola de Paulo aos Efésios dá-nos a entender que aquela igreja não era problemática, como a de Corinto por exemplo. Os efésios eram espirituais, entusiasmados e abençoados no princípio.

Com o tempo  algo mudou. E aparentemente, tudo estava como antes: as obras continuavam a todo vapor. A igreja de Éfeso era muito activa e trabalhadora, mas a essência estava comprometida. Havia muito trabalho e pouco amor; muita actividade humana e pouca unção do Espírito. E veio a palavra do Senhor, com o objectivo de avivar a igreja de Éfeso.

Muitos perguntam o que é o avivamento? É renovação, reanimar e dar vida. Avivamento não é sinónimo de barulho, música agitada, palmas e gritos. Tudo isso pode, eventualmente, ocorrer em nossos cultos, mas o avivamento legítimo é o resgate de valores espirituais outrora abandonados.

Seu fundamento está firmado em três princípios absolutamente preciosos:
1º. Meditar na Palavra de Deus, 2º. Oração e  3º. Arrependimento.

Esses três princípios vividos pela igreja, faz com que a mão de Deus se mova a favor do seu povo. Esta afirmação é fiel e digna de crédito porque o Senhor está comprometido com a sua Palavra, prometeu ouvir nossas orações e não rejeita um coração contrito e arrependido (Salmo 51). Não podemos, porém, separar esses três princípios. Palavra sem oração pode resultar em intelectualismo e heresia. Oração sem arrependimento do pecado não produz nenhum efeito. E arrependimento, sem um confronto com a Palavra de Deus, é impossível, pois é a Bíblia que nos mostra nossas falhas, enquanto o Espírito Santo nos convence.

Vejamos o que a escritura nos diz em  II Crônicas 7.14: "E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."

No contexto em que esse versículo foi escrito, sarar a terra significava fazer cessar as pragas na lavoura, enviar a chuva, que estava tão escassa, e fazer com que houvesse grande produção no campo e no rebanho. Assim, a vida do povo seria beneficiada em todos os aspectos.

Isto é avivamento. Deus tira as pragas e maldições e derrama a Sua bênção. Tudo começa com mergulhar na palavra, oração e arrependimento, e termina com bênçãos sem medida. Seus principais efeitos na igreja são: renovação do nosso entusiasmo pela obra de Deus, grande número de conversões, manifestações de dons espirituais, nascimentos de novas igrejas, além de bênçãos pessoais diversas.

Tudo isto é resultado do mover do Espírito Santo, que muitas vezes fica bloqueado pelos nossos pecados e pela nossa negligência.

Sentimos no nosso espírito, que vai acontecer algo Sobrenatural no nosso meio. Já temos experimentado apenas umas pequenas gotas da Gloria de Deus na MCI, e o resultado está aí. A obra está a acontecer. Novas Igrejas são abertas e vidas se convertem e os propósitos da igreja estão a se cumprir em Portugal.

Entreguemo-nos ao nosso Deus com muita ousadia, meditemos na Sua Palavra, e mantendo-nos em oração e arrependimento, e assim a Igreja do Senhor em Portugal vai sobressair nestes tempos de dificuldade em que o país se encontra. A Igreja vai brilhar e acontecerá uma abundância nos lares, ministérios e juntos vamos levantar a bandeira da vitória!

Deus quer trazer um  avivamento nesta Nação. Façamos isso acontecer.  

 
Alongando as tendas e firmando as estacas!
Pr. Luciano Portilho

Em Isaías 54:2, diz “Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas”.

A Palavra de Deus é viva e eficaz, e nos dá todo ensinamento necessário para que as nossas estacas estejam firmes e inabaláveis.  Quando as nossas estacas estão firmes, pode vir o vento que for que elas estarão bem alicerçadas, e podem vir os problemas que, ainda assim, nós estaremos firmados na boa, agradável e perfeita vontade de Deus.  Lemos em Isaías esta ordenança para o povo de Deus se preparar a fim de criar condições para que a Igreja possa crescer.  Vemos que há, no texto bíblico citado, cinco verbos, no modo imperativo, que traduzem a ordem missionária que o Senhor dá à Igreja: Ampliar; Estender; Impedir; Alongar; e Firmar.

1. Ampliar o lugar da tua tenda - Aceitar os desafios de Deus e desenvolver projectos para o crescimento. Para crescer é preciso planeamento e organização. Estamos a trabalhar e buscar direcção de Deus para as grandes conquistas no próximo ano.

O profeta Isaías ordena Ampliar a tenda e expandir o raio de acção para crescer em todas as áreas da vida. Ampliar quer dizer crescer. Seja no campo profissional ou pessoal, na área material ou física e, principalmente, no campo espiritual.  Ampliar o lugar da tenda não é uma opção ou uma alternativa que Deus coloca diante de seus filhos. É uma ordem do Senhor para crescer.

Ampliar é crescer. E para crescer precisamos romper limites que muitas vezes são colocados em nossa vida por nós mesmos. Então, estes limites devem ser identificados e eliminados, para não impedir o crescimento.

Quais são os limites que têm bloqueado ou impedido você de ampliar o lugar da sua tenda?

2. Estendam-se as cortinas das tuas habitações - Todo crescimento precisa estar debaixo de uma cobertura espiritual.
Estendam-se as cortinas das tuas habitações; seja guiado pelo Espírito Santo de Deus porque chegou o tempo de limites serem quebrados e destruídos a fim de estarmos livres para crescer até o lugar que o Senhor tem para nós. Relacionamentos são novas amizades ou amizades antigas, que hoje podem ser um canal para portas serem abertas, principalmente, em outras cidades e nações; para adquirirmos bens e riquezas para darmos apoio à obra do Senhor.

Deus não disse: Eu vou ampliar o lugar da tua tenda ou Eu vou estender as cortinas da tua habitação. Não! Ele disse: amplie e estenda.

3. Não o impeças - Não resistir ao crescimento por orgulho ou medo, baseado em limitações de recursos ou de conhecimentos. Porque o crescimento da obra do Senhor não deve estar fundamentado em habilidades e capacidades humanas; mas sim, debaixo da acção e direcção do Espírito Santo de Deus.

As nossas decisões e atitudes são as únicas coisas que podem impedir Deus de agir a nosso favor.
Deus nos deu o poder da decisão, ou seja, se nós não agirmos, Ele também não agirá. Por isso Ele diz “Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (Isaías 1:19).

4. Alonga as tuas cordas - As cordas sustentam a tenda, assim como os ministérios a igreja.

O tempo de Alongar as cordas chegou, e na obra do Senhor não há lugar para atitudes estáticas e contemplativas enquanto vidas estão sendo perdidas e passarão a eternidade sem nenhuma esperança.

É tempo de se envolver com os trabalhos da igreja,de se apegar com aos seus pastores, de sonhar os sonhos que Deus colocou em seus corações, e se apegar com a visão que Deus nos deu para estabelecermos o seu Reino através da MCI. É preciso caminhar junto com o pastor e com a visão do ministério e mostrar que você está junto de verdade, não só em palavras.

É preciso fazer todo e qualquer trabalho sem atentar para as críticas, ou circunstâncias e, sem olhar para as pessoas que podem nos decepcionar e nos fazer desviar do alvo. É preciso firmar o foco e se dedicar sem esperar reconhecimento humano, pois o melhor reconhecimento vem de Deus.
Alongar as cordas é permitir ser moldado, ser treinado e ter o carácter aperfeiçoado pela Palavra de Deus.

5. Firma bem as estacas - Estacas falam de marcos ou o ponto de partida de algo. Mas por que Ele diz para Firmar bem as Estacas e não construir uma profunda fundação para elas?

Porque uma profunda fundação é algo “definitivo”. Enquanto as estacas, por mais firmes que estejam, podem ser removidas e alargadas outra vez.
Deus não quer que cresçamos somente uma vez, Ele quer que as nossas conquistas nunca parem depois de uma grande conquista, que tenhamos sonhos maiores.

É por esse motivo que a Palavra de Deus nos mostra hoje que “transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.”(Isaías 54:3) Ou seja, inúmeras bênçãos chegarão a nossa tenda e estas bênçãos serão derramadas sobre a nossa vida e a nossa família, com abundância de dias melhores. Mais Grupos de Vida,  mais Igrejas e o nome de Jesus será exaltado sobre as Nações.

 
Chamados para Evangelizar
Pr. Luciano Portilho
Este é o nosso desafio principal como cristãos. Foi para este propósito que Jesus veio ao mundo, para “que todos cheguem ao conhecimento da verdade”. E como somos uma igreja que anseia pela Glória do Pai, vamos nos unir em função daquilo que alegra o coração Dele - Evangelizar. Levar o evangelho da Salvação aos perdidos, é o nosso dever e quando obedecemos a esta vontade de Deus, Ele se manifesta.

Você que já teve uma experiência com Jesus, deve pessoalmente assumir esta responsabilidade de transmitir o evangelho.

Mateus 9:37-38 “Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”

Evangelizar é um trabalho para todos que fazemos parte da Igreja de Cristo.

Mateus 28:19-20 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

Compartilhar Jesus Cristo com outros deve ser parte do nosso estilo de vida.

Colossenses 1:26-29 “O mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos, a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.”

As Boas Novas devem ser pregadas em toda a parte antes de Jesus voltar.

Mateus 24:14 “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”

Não precisa ser sofisticado, ou ter muitos diplomas para compartilhar Jesus Cristo com outros.

I Coríntios 2:1-5 “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.”

Deus nos chama a ser representantes de Jesus.

II Coríntios 5:20 “De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.”

Evangelizar é falar sobre Cristo, mas é também ser um modelo da verdade.

João 13:35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”

Evangelismo é mais que pregar e dar testemunho.

Isaías 61:1 “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.”

Juntos em prol de Portugal para JESUS! Deixe o Espírito Santo usar a sua vida nestes dias.

Pr.Luciano Portilho
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
 
Página 1 de 5
Voltar ao topo