PortugalSintra | Almada  | Santarém    Brasil: Rio de Janeiro    EspanhaMálaga
Ver as situações na Perspectiva de Deus
Pr. Sidson Novais
Texto Base: II Reis 6:8-18

8 O rei da Síria fez guerra a Israel e, em conselho com os seus oficiais, disse: Em tal e tal lugar, estará o meu acampamento.
9  Mas o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os siros estão descendo para ali.
10  O rei de Israel enviou tropas ao lugar de que o homem de Deus lhe falara e de que o tinha avisado, e, assim, se salvou, não uma nem duas vezes.
11  Então, tendo-se turbado com este incidente o coração do rei da Síria, chamou ele os seus servos e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?
12  Respondeu um dos seus servos: Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir.
13 Ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu mande prendê-lo. Foi-lhe dito: Eis que está em Dotã.
14  Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade.
15  Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?
16  Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão connosco do que os que estão com eles.
17  Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
18  E, como desceram contra ele, orou Eliseu ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. Feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. 

Após ler essa história, com qual personagem tu mais te identificas? Com o rei da Síria? Com o servo de Eliseu? Ou com o próprio Eliseu?

Como tu vês e enfrentas as situações da vida? Tens sido realmente parecido com Eliseu?

Vejamos abaixo quatro maneiras diferentes de lidar com os acontecimentos de nossas vidas:

1 – Analisar todos os acontecimentos do ponto de vista meramente humano.

» O rei da Síria não conhecia a Deus e por isso via tudo na perspectiva humana (verso 11).

Há muitas pessoas parecidas com esse rei da Síria. São pessoas que só conseguem ver o natural. Elas não percebem que estão em pecado ou contra os propósitos de Deus. Essas pessoas estão sempre à procura de um culpado para os seus problemas e fracassos.

2 – Tentar resolver os problemas na força da carne.

» O rei da Síria, mesmo depois de saber que era Deus quem frustava os seus planos, insistiu nos seus intentos ignorantes e quis prender o profeta de Deus (versos 13 e 14).

Da mesma maneira, há pessoas que mesmo depois de descobrirem que os seus fracassos são devidos a factores espirituais, querem resolver a situação de maneira natural. Estão constantemente a lutar contra os tratamentos e instrumentos de Deus. São pessoas que sempre levam as coisas para o lado pessoal e pensam que mudarão as situações por meio da força da carne.

3 – Ficar desesperado por não conseguir visualizar um escape.

» O servo de Eliseu ficou apavorado quando viu a cidade cercada pelas tropas sírias (versos 15 e 17).

Da mesma maneira, há pessoas que já tiveram experiências com Deus e já viram o poder de Deus agindo em seu favor, mas ainda não conseguem confiar Nele nos momentos de dificuldades e pressões. Essas pessoas estão a precisar de intimidade com Deus, carecem de consistência na fé, precisam aprender a fluir no sobrenatural de Deus.

4 – Decidir crer e descansar nas promessas de Deus.

» Eliseu, o profeta, conseguia ver a mão invisível de Deus protegendo a sua vida (versos 16 a 18).

Da mesma maneira, há também aquelas pessoas que conhecem a Deus e, por isso, vêem todas as coisas com os olhos espirituais, na perspectiva de Deus. Recusam-se a ficar presas na visão humana. São pessoas que ousam confiar plenamente em Deus.

Que tipo de pessoa és tu diante dos desafios?

É tempo de crescermos em fé para podermos desfrutar das maravilhosas promessas de Deus para as nossas vidas.
 
Voltar ao topo