PortugalSintra | Almada | Cascais | Odivelas | Santarém    Brasil: Rio de Janeiro    EspanhaMálaga   Share
Artigos Publicados
O Sacrifício sou Eu
Pra. Rita Pinto

Quando João Baptista disse as palavras “É preciso que Ele cresça e eu diminua” nunca imaginou que iria diminuir ao ponto da sua cabeça ser ofertada, a uma moça mimada, numa bandeja.

Quando Jesus morreu por mim na cruz, entre outras recompensas, ganhou o direito de ser meu Senhor e meu Dono, por ter pago a minha dívida. O Seu sacrifício foi completo e suficiente. Hoje, por gratidão, o sacrifício sou eu, és tu, são todos aqueles que descobriram o quanto Deus os ama.

Vivemos não para nós mesmos mas para agradar Aquele que nos amou primeiro. Hoje, tal como Cristo o disse uma vez, nós dizemos “Seja feita, não a minha vontade, mas a Tua Senhor”.

Como o apóstolo Paulo disse “Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim”.

Até que ponto é que vivemos estas palavras? Há um versículo que desde há muitos anos é um dos meus preferidos e que me tem ajudado em muitos momentos da minha vida. Está em Romanos 8:28 e diz o seguinte: “Todas as coisas, no seu conjunto, concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”.
Se eu amo a Deus, e Jesus afirma que quem O ama, obedece aos Seus mandamentos, tudo o que me acontece, no seu conjunto, é para meu bem. Faz parte do plano perfeito, bom e agradável que Deus tem para mim. É para meu crescimento espiritual, para meu amadurecimento, para lapidar o meu carácter, para me quebrantar, para me aumentar a fé, para me fazer crescer em amor e mansidão.

Como saber se eu aceito ser o sacrifício? Encontrei no outro dia uma resposta muito simples e profunda: - Se quando a tua vontade não é feita, se quando as coisas não acontecem à velocidade que tu querias e se quando não te honram nem te elogiam ficas amuado e aborrecido, ainda não aceitas ser o sacrifício, ainda não te entregaste completamente.

Quem vive no altar serve os outros, ama os outros, entrega-se ao propósito de Deus que é que todos conheçam a Cristo e a Sua salvação, paga o preço, abre mão de tempo, descanso, riquezas e até de sonhos individuais. Quando somos o sacrifício vivemos para alcançar vidas para Cristo.

Então, já te encontras no altar?

 
Maria, Marta e Lázaro
Pra. Rita Pinto

Foi pois Jesus seis dias antes da pascoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dos mortos. Fizeram-lhe pois ali uma ceia e Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos e encheu-se a casa do cheiro do unguento. E os principais dos sacerdotes tomaram deliberação para matar também a Lázaro, porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus.
João 12:1-3,10-11

Nesta passagem conhecemos três pessoas que conheceram e se relacionaram com Jesus. Todas tinham uma maneira diferente de demonstrar o amor que tinham pelo Senhor Jesus Cristo e nós devemos aprender com elas.

Se realmente queremos não só amar a Jesus, mas levar este amor a atrair aqueles que ainda não O conhecem então devemos de viver as seguintes características:

- tal como Maria adorarmos a Deus, rendidos à Sua vontade, ajoelhados aos Seus pés e entregando-Lhe aquilo que temos de precioso, os nossos sonhos, o nosso tempo e as nossas riquezas e posses, demonstrando assim o nosso amor.

- tal como Marta, abrir a nossa casa, não só a Cristo mas também às pessoas que querem ouvir falar Dele e estar na Sua presença. Colocarmos, tal como Marta, as nossas habilidades e os nossos talentos ao Seu serviço. Marta servia a Jesus e aqueles que O buscavam, servimos verdadeiramente o Mestre quando servimos as pessoas que Ele coloca na nossa vida.

- tal com Lázaro devemos testemunhar acerca do que Jesus fez na nossa vida. Podemos não ter um testemunho tão sobrenatural como o dele, que depois de morto por quatro dias foi ressuscitado, mas na realidade, todos nós passámos da morte para a vida no momento em que abrimos o nosso coração para o salvador entrar. Não podemos guardar só para nós os milagres e as bênçãos que temos recebido do Pai.

Nesta casa havia uma outra pessoa, seu nome era Judas e o seu coração demonstra falta de amor para com Deus e para com o próximo. Conhecia Jesus e os milagres que Ele realizava, era convidado na casa de Marta e ela também lhe serviu de um belo banquete, porém desejava para ele as riquezas de Maria e acreditava ser um desperdício o que era oferecido a Jesus. O seu coração não mudou e mais tarde trocou Jesus por um punhado de moedas.

Infelizmente, nos dias de hoje, ainda existem muitos que conhecem os milagres de Jesus sem O amar, são servidos e apoiados por pessoas sem terem um coração grato e facilmente desvirtuam o seu carácter por desejarem e amarem o dinheiro.

Que no nosso coração haja a adoração de Maria, o serviço de Marta e o testemunho de Lázaro e assim conseguirmos frutos e frutos que permanecem por toda a eternidade. Que aqueles que nos conhecem, conheçam a nossa devoção por Jesus, vejam em nós pessoas sinceras, com carácter e verdadeiros amigos e que usemos todas as oportunidades para falarmos dos feitos de Deus na nossa vida.

 
7 Passos para o Sucesso
Pra. Rita Pinto

Todos nós queremos ser pessoas bem sucedidas. Desejamos sentir-nos realizados, ter a sensação de sermos aceites, amados e fazer parte de uma equipa vencedora. Gostamos da sensação de trabalho bem feito, e de estarmos a crescer.

7 passos que tento praticar diariamente e que tenho visto serem positivos no meu dia a dia.

Deixo-os aqui pois acredito que também o podem ajudar a si.

•    Meditar na Palavra de Deus e obedecê-La

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás.
Josué 1:8

Como purificará o mancebo o seu caminho? observando-o, conforme a tua palavra. De todo o meu coração te busquei: não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios, declarei todos os juízos da tua boca. Folgo mais com o caminho dos teus testemunhos, do que com todas as riquezas. Em teus preceitos meditarei, e olharei para os teus caminhos. Recrear-me-ei nos teus estatutos: não me esquecerei da tua palavra.
Salmo 119:9-16

•    Desenvolver bons relacionamentos

Relacionamentos saudáveis são aqueles em que ambas as partes recebem, dão e são supridas emocionalmente. São conhecidos por relacionamentos ganha-ganha.

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?  E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois resistirão.
Eclesiates 4:9-12a

•    Fazer alvos

Não é bom nos conduzirmos na vida sem metas, sem objectivos. Andar ás voltas nunca foi um bom começo para construir seja o que for. Faça alvos e mantenha-se no caminho.

•    Ser perseverante – começar e ir até ao fim

A maioria das desistências acontecem a meio do caminho – a meio de um curso, a meio de um desafio, as empresas fecham mais entre os 3 e os 5 anos de actividade, os casamentos desmoronam-se entre os 8 e os 20 anos de vida. A meio do percurso, quando já se gastaram muitas energias e não se vê ainda o topo da montanha, é o tempo em que precisamos estar mais alerta para permanecer.

•    Ter atenção com as palavras que saem da nossa boca

A língua é fonte de vida e de morte. Temos que ter cuidado com o que estamos a semear nas nossas e noutras vidas.

•    Aceitar o dia a dia, viver feliz com o nosso quotidiano 

A nossa vida é feita de rotinas, de hábitos, de fazer hoje o que fizemos ontem. É bom que nos lembremos que em tudo devemos dar graças e que o Senhor tem bênçãos diariamente para nós.
 
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
Lam. 3:22,23


•    Saber que estamos a ser aperfeiçoados

Para que vivamos sem pressões desnecessárias, é bom que saibamos que não somos perfeitos nem super homens ou super mulheres. Somos espirituais mas ainda estamos em aperfeiçoamento. Com este conhecimento olhamos para as circunstâncias da vida como um aprendizado para nós.  

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Romanos 8:28

 
Página 1 de 2
Voltar ao topo